MATRIOSKA: VIVER UMA PARENTALIDADE FELIZ, SIMPLES E EM HARMONIA

BEM-VINDOS AO BLOG DA MATRIOSKA!
Hoje a Filipa e a Patrícia escrevem sobre como é possível viver uma parentalidade descomplicada e como é possível abrandar do ritmo acelerado do dia-a-dia de modo a ganharmos mais tempo de qualidade em família.

Muitas mães com quem falamos partilham como a maternidade é dura, cansativa, exigente. Nós também já acreditámos que ser mãe é difícil, desafiante, uma autêntica batalha. Culpámos a sociedade, a rede de apoio fraca que, afinal, tínhamos à nossa volta… Culpámos os horários, os compromissos, o trabalho… 

Será mesmo assim? 

Ser mãe é “isto”? A maternidade real, de que tanto se fala, é uma realidade penosa, de nos meter os cabelos em pé, diariamente, numa correria desenfreada para deixar as miúdas na creche, chegar ao trabalho… sair do trabalho, apanhar as miúdas, jantar, deitar e acordar para repetir a rotina?

Em momentos diferentes das nossas vidas, e bem antes de criarmos este projecto que é a Matrioska, decidimos questionar tudo isso. 

A Patrícia despediu-se. Decidiu que é mais feliz a ser mãe a tempo inteiro. Descobriu outras formas de rentabilizar o seu tempo e escolheu ser trabalhadora independente, onde gere pequenos negócios, desde então até hoje. Em troca desta decisão, difícil de tomar mas ciente de que o modo como vivemos é sempre uma escolha, conheceu uma maternidade descomplicada, ao ritmo das suas filhas e com liberdade para gerir a sua vida. 

A Filipa aprendeu a organizar-se. Decidiu que é mais feliz ao ser disciplinada na gestão do seu tempo. Descobriu que se sente realizada nos diversos papéis que desempenha: mãe, trabalhadora, activista. Em troca desse esforço para conciliar todas as responsabilidades que tem, conheceu uma maternidade prazerosa e mais simples que, com organização e definição de prioridades, lhe dá liberdade para viver de forma tranquila. 

É possível viver uma parentalidade mais feliz, simples e em harmonia 

Esta foi a mesma conclusão a que a Patrícia e a Filipa chegaram. Pelo meio, nasce a Matrioska. Desde a sua origem que o objectivo é só um: é importantíssimo levar esta mensagem a mais pessoas! 

Nesse sentido, desde 2019 que nos dedicamos às famílias. A vocês! Temos vindo a organizar actividades em família: Playgroups – grupos de brincadeira livre, o Programa Crianças na Horta – sessões de sensibilização ambiental e para a alimentação saudável, Contos no Jardim – sessões de leitura em família. Também em 2019, criamos os nossos primeiros produtos sensoriais de apoio à brincadeira livre e autónoma, em que a criança tem o papel central mas sem esquecer o vínculo que une a família e que deve ser constantemente alimentado, com tempo e dedicação. Em 2020 surgem os primeiros serviços de apoio às famílias que se preparam para receber um bebé ou que estão em pós-parto: o Programa Maternal, as sessões de aconselhamento babywearing e de apoio à amamentação.

Viver uma vida alinhada com princípios, valores e crenças individuais pode ser complexo e obriga-nos a uma ginástica entre as exigências do dia-a-dia e as necessidades da família. Na Matrioska oferecemos produtos e serviços que proporcionam o abrandar do ritmo acelerado do dia-a-dia e garantem tempo de qualidade em família (entre brincadeiras ou actividades), para que mais famílias possam facilmente viver uma vida feliz e com tempo para o que realmente importa: as crianças.

#damatrioskacomamor
Filipa + Patrícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *